domingo, 27 de março de 2011

941- FESTIVAL DA JUVENTUDE DA CONVERGÊNCIA

Amigos,

vivenciar eventos de xadrez escolar é algo especial para mim, e mais especial ainda quando feito pelo Movimento Convergência em parceria com clube do interior do Estado do RJ e respaldado pelo poder público local e escolas da região!


Foi gratificante ver pais felizes com a oportunidade propiciada, com seus filhos competindo sadiamente e sendo recompensados com carinho, seriedade, organização, pontualidade, excelente infraestrutura, bons prêmios e brindes, além de custeio de passagens e aulas pela internet na Academia do GM Darcy Lima para os vencedores de cada naipe visando o próximo campeonato brasileiro dessas categorias!


Mas antes do aprendizado e prática do xadrez propriamente dito, temos de valorizar a grande oportunidade oferecida a esses jovens de maior inclusão social e de desenvolvimento lúdico de diversas competências comportamentais e educativas em seu sentido mais amplo e que eles levarão vida à fora. Estamos ajudando a formar jovens cidadãos e cidadãs ! Isso não tem preço!!


Emocionou a cada um dos adultos envolvidos ver a energia e alegria dessa garotada, disputando suas partidas com afinco, celebrando cada conquista e sofrendo (mas logo se recuperando!) nas derrotas e, ao final, felizes com suas medalhas e diplomas (TODOS receberam pelo menos uma medalha e um diploma!), livros e revistas de xadrez (para os cinco primeiros dos 11 naipes presentes!) e o brinde especial do SPORTV, uma linda mochila com o logotipo do Canal Campeão, ganha por um garoto do naipe sub 10!!


O Movimento Convergência firme em seu propósito de massificação e qualificação do xadrez no Estado do RJ, em especial o xadrez de base, fará mais eventos desse porte em mais cidades do interior do Estado e também na capital e conta com a adesão de mais clubes e seus dirigentes, prefeituras e escolas nessa parceria crescente e empreendedora! Façam contato conosco!!


Nosso agradecimento a todos que trabalharam para o sucesso desse belo evento: dirigentes do xadrez local, pessoal da prefeitura de Paulo de Frontin, diretores(as) e professores(as) das escolas da região, pais, mecenas e apoiadores Convergentes e em especial à equipe de arbitragem bem liderada por nosso AF Élcio Mourão (composta Índio, AF Prof. Levy, MF Wagner Guimarães, MF Luis Rodi e na qual eu tive o prazer de atuar também !), que merece nossos parabéns pela condução de tantos jovens rumo ao crescimento pessoal via nosso amado xadrez! Tudo muito bem documentado fotograficamente por nossas esposas!!

Nada acontece por acaso. Muito trabalho, amor e união em prol da melhoria do xadrez fluminense explicam!


As fotos do link abaixo mostram um pouco do que foi esse 1o. Festival da Juventude da Convergência! Fiquem certos que outros eventos similares acontecerão em breve, muito breve!!


SÓ DEPENDE DE NÓS!


MF Alberto Mascarenhas


ABAIXO, LINKS DAS FOTOS NO PICASAWEB.



VEJAM OS RESULTADOS COMPLETOS NO SITE DA CONVERGÊNCIA!
CONVERGÊNCIA DO XADREZ FLUMINENSE AGREGANDO FORÇAS, PRODUZINDO XADREZ!

SEJA MAIS UM!!!

7 comentários:

Maiakowsky, um blog sobre xadrez (e algo mais!) disse...

Meu grande amigo Mascarenhas,

Agora são 3:28 da madruga de 2ª feira e acabei de postar as fotos e sua resenha do Festival da Juventude da Convergência (e irei acordar às 7:00!!).
Mas valeu a pena. Fiquei emocionado ao vê-lo nas imagens, falando e interagindo com as crianças. Mais do que ninguém, eu sei que sua prática deriva do seu imenso e puro amor pelo Xadrez, sem nenhum interesse subliminar de usar o Nobre Jogo para abertura de portas econômicas e políticas.
É muito importante a sua referência: um mf de jogo requintado que vibra com uma partida moderna do Carlsen e um apaixonado por xadrez que vibra ensinando uma criança que mal sabe mover as peças.
Está na hora dos dirigentes do Xadrez do RJ fazerem suas escolhas: com querem estar!
A Convergência é elitista? a Convergência não liga para o Interior do Estado? acho que devem inventar outras lorotas, porque estas não colam mais!

Fraterno abraço do seu amigo.

Kleber Victor disse...

Parabéns a Convergência, o evento foi um sucesso como previsto, e e esse apoio dado aos jovens é fundamental. Muitos dos quais não teriam condições de bancar a passagem p/ jogar o Brasileiro, aliás essa seria a obrigação da Fexerj, de financiar o transporte aos campeões de cada categoria de idade. Já que a mesma não gasta 1 centavo sequer com os jogadores classificados, pois os mesmos ganham hospedagem e alimentação do Organizador do Brasileiro..., se limita a fazer o Estadual, se o campeão for uma criança carente terá que pedir ajuda p/ poder jogar, como aconteceu no ano passado...

patricio disse...

Parabéns a Convergência por mais esta competência demonstrada ! !

Eu tenho muito orgulho de fazer parte deste time.

Enquanto isso no torneio da federação:

Atrasos de 2 horas na 1ªrodada.

Ausência de planilhas.

Atraso de 1 hora na 3ªrodada.

Esta é a nossa federação:Incompetente e sem transparência.

Na assembléia do dia 30 de dezembro de 2010, que era para ter sido em março de 2010, foi dado um prazo de 30 dias, para o presidente da fexerj expor os "ditos empecilhos" que impepem do guanabara e Mendes de se filiarem novamente.
Já passou mais de 30 dias e até agora nada.
Este é o nosso presidente.
É uma pena que alguns presidentes de clubes façam ouvidos moucos para tantos problemas.Eu não aguento mais um indivíduo tão mitômano.
Eu percebo laivos de subserviência por parte de alguns representantes de clubes, mas a Convergência está aí para com o vórtice da competência,lutar contra isso tudo.
As pessoas de bem estão sôfregas por mudanças! !
A Convergência tem plena potestade! !
Nós convergentes não somos frugais ! !

atenciosamente

Patricio - O Anderson Silva dos blogs

portochess disse...

Mais um grande evento realizado pela Convergência neste final de semana, o belíssimo Festival da Juventude em Paulo de Frontin.O Movimento que veio para transformar o cenário enxadristico do Estado do Rio de janeiro,com muito trabalho e dedicação,e principalmente com respeito ao enxadrista,com cumprimento das datas e horários divulgados com antecedência.Vida longa à Convergência e parabéns deste amante do xadrez pelos grandes sucessos obtidos!

Marco Coutinho disse...

Bom, é necessário um depoimento de quem esteve no Campeonato de Menores da FEXERJ.
Realmente, houve um atraso de uma hora no início da primeira rodada. Não é fácil este torneio para dirigir. Aconteceram vários problemas. Foram 98 inscritos.
Não houve atraso de uma hora na 3ª rodada. Não houve ausência de planilhas. Havia planilhas para todas as categorias.
Acho que es críticas devem ser apontadas e os erros denunciados. Mas, deve-se relatar o que realmente aconteceu. Não vi o companheiro sérgio Patrício no local. Creio que alguém passou a informação erradamente ao Sérgio.

patricio disse...

Amigo Marco coutinho,

Realmente havia planilhas no local, mas isso ocorreu graças ao empenho da administração do Tijuca e o pai do Ventura que imprimiram as mesmas na hora, lá , no local do evento.

A federação não levou planilhas para o evento, e isso é muito sério.
O que salva esta federação são pessoas empenhadas como vc, Marco Coutinho, que se dedicam em prol de um xadrez melhor.

Vc tem razão em afirmar que evento de menores é complicado administrar, porém eu acho que 14 anos de administração é um excelente tempo para se aprender o know-how necessário.

Big Alex disse...

14 anos??? Caceta isso me lembra o Eduardo Vianna no futebol e o Grego no Basquete. Longos períodos de poder nunca são benéficos. Renovar é preciso! Long Live to Convergência!