domingo, 12 de junho de 2011

1011- XADREZ HOJE NA PRAÇA!!




A turma reunida!

Da esquerda para a direita: Marlen Moura (vice-campeão!), Robson Santana (campeão da praça Edmundo Rego!) e Wallace Carvalho (3º lugar!)


Amigos,
O que possuem em comum um domingo lindo de sol, yoga, bromélias, quadrilha de festa junina, barraquinhas com muito artesanato, muitas crianças e suas famílias, muito verde, lazer, pássaros, linda borboletas e flores, chope, bons petiscos e xadrez ??
Acertou quem respondeu Praça Edmundo Rego, no bairro do Grajaú, na cidade do Rio de Janeiro!
Mais um evento de Xadrez na Praça com apoio do Movimento Convergência ocorreu neste domingo, organizado com muita dedicação pelo Tito Susini Mariante e seus demais amigos da Praça Edmundo Rego e arbitrado pelo José Blanco.
Foram 26 inscritos, com participação efetiva de 18 enxadristas, que disputaram um torneio, já em sua 11a. edição, de partidas rápidas em 5 rodadas, cabendo a vitória ao Robson Santana (4,5 pontos), secundado por Marlen Moura e Wallace Carvalho (ambos com 4 pontos).
Vejam as fotos AQUI. Ilustram como foi prazerosa mais esta atividade com xadrez para todos que lá compareceram. E é justamente isso que desejamos estimular: o prazer de conviver com amigos e praticar xadrez, não importando o local ou o nível técnico. Logo, logo teremos mais gente jogando (crianças principalmente), mais gente envolvida e a atividade que nos une e motiva expandindo-se em nossa cidade e estado! Divulgação e massificação !
Agradecimentos ao gari Emerson que organizou a limpeza do "salão de jogos" minutos antes do torneio começar com infraestrutura excelente na forma de bons tabuleiros, peças, relógios e emparceiramento realizado por computador e tudo no horário previsto.
Vejam bem, tudo isso para um torneio ao ar livre, sem maiores pretensões que a de satisfazer seus participantes e divulgar o jogo para as pessoas presentes na praça, que responderam à altura, com a garotada que com muita curiosidade e energia se aproximava e perguntava aos seus papais e mamães o que era aquele jogo e como poderiam aprender a jogar ... Um garotinho de seus sete anos se animou tanto que resolveu desafiar-me para uma partidinha que terminou empatada para grande alegria dele, que a seguir foi se esbaldar no tobogã ao lado! Quem sabe se anime a aprender mesmo... Mas mesmo que não o faça, foi mais um momento mágico vivido, pois somos movidos por muita paixão ! Vejam em algumas fotos marcartes a curiosidade dos pequenos ao verem provavelmente pela primeira fez um jogo de xadrez ...
E nas fotos, vejam também quantas atividades simultâneas e interessantes aconteceram na praça, um lugar especial do Rio de Janeiro que mais pessoas deveriam conhecer.
E como ninguém é de ferro, nada melhor que um lauto almoço, com chope gelado e muita conversa boa para encerrar mais um belo dia com xadrez, no restaurante Dom Manuel, um dos patrocinadores do evento !
Em breve o Movimento Convergência anunciará a próxima etapa do Circuito de xadrez nas Praças! Participe! Junte-se a nós e faça xadrez cada vez mais e melhor! Realizemos juntos mais e mais em prol do que tanto amamos.

Só depende de nós !
MF Alberto Mascarenhas
NOSSA POLÍTICA É FAZER XADREZ!
SEJA MAIS UM!!!

2 comentários:

Eduardo Anzuategui disse...

É muito gratificante ver tanta atividade em uma praça.
Afinal,
"A praça é do povo como o céu é do condor"
Castro Alves.
Parabéns a todos.
Eduardo Anzuategui

amasca disse...

Com dor ou sem dor, sigamos jogando xadrez !

Ditado de enxadrista que já passou da idade do Condor !!

Mascarenhas