sexta-feira, 21 de outubro de 2011

1103- Viva Spassky!!


Quarta-feira fui assistir ao filme "Bobby Fischer contra o Mundo". Confesso que nunca fui fã do Fischer, nem nas partidas (heresia isso?) nem das suas "excentricidades", apesar de reconhecer que elas foram inerentes para o "boom" do xadrez em várias partes do mundo. Fischer foi um homem psíquicamente esmagado pela infância traumática e uma laranja explorada pelo estado ultra-capitalista e corrupto norte-americano. Exploraram seu sumo na Guerra Fria e depois largaram o bagaço à própria sorte. Pobre Bobby!
Mas, durante o filme, abstraí-me da tendência das pessoas se emocionarem com os gênios loucos e fiquei focado no filme todo no "perdedor", naquele que considero o perdedor mais digno da história do xadrez. Um homem equilibrado, chamado Boris Spassky.
Spassky parece que teve sempre a consciência do seu papel na história do xadrez. O que seria Fischer sem Spassky? o que seria Mozart sem Salieri? Por que não reverenciamos todos aqueles que, sendo muito bons nas suas atividades, competiram com dignidade e coragem com os gênios?
Spassky e o MF Alberto Mascarenhas, durante o Torneio de Gibraltar de 2010.  Vejam demais fotos do Spassky e retrospectiva desse memorável evento nas postagem 529postagem 531 e postagem 544.

Spassky foi a antítese de Fischer: sociável, equilibrado, bon-vivant! um gigante do xadrez que colocou a atividade no seu devido lugar. Sofreu com as "exigências" (amparadas pelo marketing capitalista do império norte-americano) de Fischer, tinha um psicólogo (Nikolai Krogius) como segundo e levou o match com Fischer com um respeito ao esporte jamais visto.

Sinceramente? não quero outros Fischer no mundo. Quero é  que se tenha cada vez mais Spasskys!!!
Um interessante artigo sobre Spassky achei AQUI.

Antológica foto de Spassky, tirada pelo "fotógrafo" Mascarenhas no Torneio de Gibraltar. O ex-campeão mundial, sozinho, reproduzindo uma partidinha! Marzão ao fundo, um vinhozinho, talvez se recordando de sua boa vida, Paris, mulheres (ulalá!)! Quero estar assim aos 73 anos!!!

2 comentários:

Luiz Francisco disse...

Parabéns Maia por este post sobre o Spassky. Sempre gostei do Spassky. O Fischer era um gênio no xadrez, mas na vida as suas atitudes e comportamento não foram as mais inteligentes. Talvez tenha sido uma vítima do sistema. Sábio mesmo foi/é o Spassky. No fundo ele é um vencedor. Apesar não ter derrotado Fischer no match pelo título mundial, não foi derrotado pela vida!

Big Alex disse...

Alguma notícia do estado de saúde dele??? Ele tinha sofrido um AVC a algum tempo atrás e mais nenhuma notícia foi dada...